clareamento

O clareamento dental é um dos tratamentos odontológicos mais eficazes e procurados por quem deseja dentes bonitos e saudáveis. Esse tratamento pode ser realizado de duas maneiras: em casa ou no consultório dentário. Em ambos os casos, utiliza-se solução clareadora específica, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista.

O clareamento caseiro é feito com gel de menor concentração em moldeiras de silicone. Apesar do nome, tal procedimento tem início e prescrição no consultório, sendo acompanhado pelo profissional durante todo o tratamento. A técnica consiste na moldagem das arcadas dentárias e posterior aplicação da solução clareadora. Para alcançar os resultados desejados, o dentista avaliará caso a caso a duração do tratamento e o tempo de utilização das moldeiras, podendo variar de 1 a 6 horas diárias.

Já no caso do clareamento realizado no consultório, as concentrações de gel são elevadas e dispensa-se a utilização de moldeiras. Este procedimento envolve o uso cuidadoso e controlado da substância clareadora, aplicada pelo cirurgião-dentista após a proteção das gengivas. Tal procedimento pode exigir duas ou mais sessões de cerca de 1h30min, dependendo do objetivo, e o gel é ativado por uma fonte de luz (LED, LASER ou associação de ambos).  Durante todo o tratamento o profissional observa as reações causadas, tanto no que diz respeito à eficácia, quanto ao grau de sensibilidade do paciente.