Especialidade da odontologia que previne e corrige os problemas relacionados ao posicionamentos dos dentes e dos ossos maxilares. Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente são difíceis de serem limpos, podendo ser perdidos precocemente por problemas periodontais ou por cáries. Além disso, afetam na aparência do paciente e podem sobrecarregar os músculos e a articulação, causando problemas mastigatórios.

– Aparelhos ortodônticos de Porcelana ou Safira:
A evolução da ortodontia permitiu que obtivéssemos aparelhos ortodônticos cada vez mais estéticos. Os brackets mais modernos são feitos de porcelana monocristalina. Assim, os de safira teriam aparência de vidro totalmente transparente e os de porcelana a aparência de um vidro jateado.

– Alinhadores estéticos:
Trata-se de um sistema alternativo à terapia ortodôntica convencional fixa que dispensa o uso de brackets ou fios ao substituí-los por uma série de moldeiras virtualmente invisíveis e removíveis, feitas sob medida, chamadas de alinhadores. Esse sistema mostra-se mais confortável que o aparelho ortodôntico tradicional, uma vez que geralmente no período inicial de adaptação, os brackets podem causar, devido ao atrito, incômodos e aftas. Além disso, é quase inexistente a alteração na fala e nos hábitos alimentares pela possibilidade de serem removidos antes das refeições, ao contrário do tratamento convencional.