Próteses Dentárias

PRÓTESES DENTÁRIAS FIXAS E REMOVÍVEIS

Uma prótese dentária ou prótese odontológica, visa promover a reabilitação oral daqueles pacientes que tiveram algum tipo de perda dentária e que precisam resgatar a estética, fonética e funcionalidade perdidas.

Existem diversas causas para a perda de dentes naturais, como traumas e acidentes, cáries que evoluíram com o passar do tempo, doenças periodontais (na gengiva e no osso de sustentação), a reabsorção radicular (na raiz dos dentes), entre outros.

Nesses casos, a colocação de próteses dentárias para substituir qualquer um dos dentes perdidos (incisivos, caninos, pré-molares ou molares) é uma das opções mais realizadas pelos pacientes. Vale destacar que, apesar de não ser um procedimento permanente, a qualidade das próteses dentárias atuais evoluiu significativamente, aumentando o conforto para os pacientes e elevando a satisfação em relação à durabilidade, estética e funcionalidade.

Podemos classificar as próteses dentárias em dois tipos principais: fixas e removíveis.

Próteses dentárias fixas

As próteses dentárias fixas têm como objetivo restaurar, parcialmente ou de forma completa, a coroa de um ou mais dentes. Esse tipo de prótese pode ser colocado sobre os dentes naturais (cimentadas) ou sobre implantes dentários (prótese parafusada sobre os implante), sem a possibilidade de remoção pelo paciente. No agrupamento das próteses fixas, podemos destacar:

As coroas dentárias – utilizadas geralmente para a cobertura total do dente, formando uma “capa” sobre ele;
Pivot e Coroa de Richmond – muito semelhante à coroa tradicional, mas de material maciço e com um prolongamento metálico que infiltra o canal do dente natural, local onde é cimentado.
Pontes – utilizadas para substituir a perda de um dente, preenchendo o espaço vazio entre dois dentes naturais. As pontes são cimentadas nos dentes naturais ou em implantes que formam pilares para a prótese que substituirá o espaço vazio.
Facetas – formadas apenas pela parte frontal de uma coroa, como uma lâmina fina que é cimentada na frente dos dentes naturais, recobrindo-os, após um pequeno desgaste da sua superfície.

As próteses fixas podem ser feitas de materiais como:

Resina acrílica;
Metalo-cerâmica;
Cerâmica pura;
Zircônia.

Próteses dentárias removíveis

As próteses dentárias removíveis são próteses móveis, que permitem ao paciente colocá-las ou retirá-las da boca em qualquer ocasião. Esse tipo de prótese se apoia diretamente sobre a gengiva ou, em alguns casos, pode se apoiar em dentes remanescentes (a chamada prótese esquelética). As próteses removíveis podem ser feitas de materiais como:

Resina acrílica (próteses acrílicas);
Metal: cromo-cobalto (próteses esqueléticas);
Nylon, silicone ou vinil (próteses flexíveis);

É possível classificar ainda as próteses em relação ao número de dentes que elas irão substituir, sendo:

Prótese dentária total – que reproduz toda a arcada dentária (dentadura completa), seja ela superior ou inferior.
Prótese dentária parcial – em que apenas um (prótese unitária) ou mais dentes são incluídos na prótese, podendo ser fixa (prótese parcial fixa) ou removível (prótese parcial removível).

Qual a diferença entre Prótese e Implante?

A colocação da prótese dentária é um procedimento que repõe os dentes perdidos, substituindo-os por próteses produzidas com material artificial. Elas podem ser fixas – coroas feitas em metal, porcelana e pontes – ou removíveis, como a prótese total (dentadura).

A grande diferença do implante dentário é que este possui um encaixe de um pino de titânio, que substitui a raiz do dente perdido e funciona como um apoio para o dente, promovendo maior segurança e estabilidade ao falar, comer e sorrir.

This error message is only visible to WordPress admins
Error: There is no connected account for the user primeimplantodontia.