implantes dentários e pequenas cirurgias

CIRURGIA ORAL MENOR

Chamamos de cirurgia oral menor os procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados no próprio consultório ou clínica odontológica, envolvendo anestesia local e menores riscos de complicações. Alguns exemplos são:

• As cirurgias odontológicas gengivais

Geralmente são indicadas para os pacientes que desenvolveram doenças periodontais, com o acúmulo da placa bacteriana abaixo da linha da gengiva e que necessitam de “retalho gengival” para raspagem e limpeza local. Também fazem parte das cirurgias gengivais a plástica gengival ou gengivoplastia, que promove a restauração da gengiva e a maior exposição dos dentes para um sorriso mais harmônico.

• Exodontias e a extração de sisos

Outros exemplos de cirurgias orais menores são as exodontias, em que fazemos a retirada de um ou mais dentes com indicação clínica. A extração dos sisos pode ser feita quando os dentes já nasceram ou quando estão inclusos.

O principal motivo pelo qual se recomenda retirar os sisos é a dificuldade de higienização, o que pode predispor a infecções na gengivas e nos dentes. Além disso, quando há a má posição dentária ou quando sua permanência causa algum dano à cavidade bucal, também é fundamental removê-los. Além não terem utilidade, os sisos podem ser prejudiciais à saúde bucal, provocando dor, prejudicando a oclusão e alinhamento dos dentes.

A cirurgia de extração costuma ser tranquila e consiste em uma incisão na pele da gengiva, para remoção completa desses dentes e sutura final. A duração do procedimento, bem como o pós-operatório dependem da posição do dente e das condições do paciente. Em média, a cirurgia de extração do siso leva menos de 30 minutos para ser feita (por dente).

Perguntas frequentes:

• Qualquer paciente pode realizar uma cirurgia odontológica?

A maioria das pessoas pode sim realizar uma cirurgia odontológica, desde que o estado geral de saúde esteja bom. O cirurgião-dentista avalia cada caso clínico de forma individualizada em consultório e pode solicitar uma série de exames complementares, se julgar necessário.

• Uma cirurgia odontológica é considerada complexa?

A complexidade varia de acordo com o procedimento cirúrgico em questão, podendo durar alguns minutos ou, em casos específicos, horas. A extensão do tratamento depende de quantas intervenções são necessárias em cada paciente.

• Como é o período pós-cirurgia?

Como se tratam de cirurgias pouco invasivas, elas evoluem com baixíssimo desconforto para os pacientes. No entanto, é importante ter em mente alguns cuidados especiais nos dias que se seguem do procedimento cirúrgico, principalmente em relação à higiene local e à alimentação. O cirurgião-dentista esclarece todos esses cuidados antes e após o tratamento.

• Há riscos no procedimento?

Qualquer procedimento cirúrgico pode envolver riscos, sejam eles biológicos, infecciosos e mecânicos. No entanto, geralmente, as cirurgias orais menores apresentam índices extremamente baixos de complicações.

This error message is only visible to WordPress admins
Error: There is no connected account for the user primeimplantodontia.