implantes dentários e pequenas cirurgias

Implantes Dentários

Os Implantes Dentários foram desenvolvidos há mais de 50 anos atrás pelo médico ortopedista Ingvar Branemark e representam, até os dias atuais, o que há de mais moderno e funcional para a substituição de um ou mais dentes naturais.

Através das reabilitações com implantes, buscamos devolver para os pacientes a estética do sorriso e, principalmente, a saúde bucal, recuperando a total funcionalidade da mastigação. Para isso, executamos técnicas extremamente atualizadas e, sempre que possível, menos invasivas, proporcionando conforto e satisfação para nossos clientes. A substituição de próteses removíveis por implantes osseointegrados resulta em um ganho imenso na qualidade de vida e na autoconfiança de quem necessita do tratamento.

Indicações do tratamento

A princípio, qualquer pessoa adulta está apta a colocar implantes dentários, desde que a saúde geral e bucal estejam em boas condições. O tratamento é contraindicado em crianças ou em pacientes com problemas cardíacos de alto risco, além de diabéticos que não têm a doença sob controle. Fumantes não são contraindicados, mas têm maior risco de insucesso no tratamento.

O passo a passo de um Implante Dentário

A técnica tradicional de colocação de implantes, normalmente, é dividida em três etapas:
– Fase cirúrgica;
– Fase de reabertura para fixação do intermediário ou cicatrizador;
– Fase protética.

De maneira sucinta, o procedimento se inicia com a inserção do Implante Dentário no local onde falta o dente natural (fase cirúrgica). Após essa fase, o pino (implante) deve cicatrizar por um período que pode variar de semanas a meses, seguindo as recomendações do dentista. Em alguns casos um dente provisório pode ser colocado sobre o implante no dia da cirurgia (técnica chamada carga imediata).

O segundo passo é a fase de reabertura para fixação do intermediário, em que, após o período de cicatrização, é realizada uma pequena cirurgia para expor o implante e instalar no local um cicatrizador ou um pilar (responsável pelo encaixe do dente). Por fim, na etapa protética, são feitos moldes do novo dente e, quando tudo estiver aprovado, ocorre a instalação da prótese, que pode ser cimentada (colada), ou parafusada.

De que material é feito um Implante Dentário? Pode haver rejeição do organismo?

De forma geral, os Implantes dentários são produzidos a partir de uma liga metálica composta de titânio, alumínio e vanádio. O titânio é um metal leve e resistente que, aliado ao alumínio e ao vanádio, reduz o peso do implante e melhora a sua durabilidade. Os implantes dentários são compatíveis com corpo humano e, por isso, eles são considerados muito seguros e não provocam risco de rejeição pelo organismo.

É importante dizer que existem diversas marcas e modelos de implantes, com qualidade diferenciadas. Sempre reforçamos com nossos pacientes que, antes de realizar um tratamento deste nível, é fundamental estar ciente sobre o tipo de implantes que serão utilizados. Na Prime, trabalhamos com as tecnologias mais modernas e seguras do mercado, prezando sempre pelos melhores resultados.

Implantes de qualidade promovem resultados mais seguros e satisfatórios, com menor tempo de cicatrização e menores índices de correção do procedimento.

As técnicas da Implantodontia

Existem diversas técnicas para a colocação dos implantes dentários, para atender os diferentes casos clínicos que possam surgir em consultório. As principais técnicas realizadas são:

  • Colocação de implante unitário fixo

Consiste na colocação do implante de titânio em substituição do dente já perdido. há alguns meses. A prótese ou coroa é colocada após um período de dois a três meses após a colocação do implante, tempo médio para ocorrer o processo de osseointegração.

  • Colocação de implante unitário com extração imediata

Nesta técnica fazemos a exodontia do dente e a substituição imediata do dente pelo implante. A prótese é colocada alguns meses mais tarde após o período habitual de osseointegração. Durante esse período, o paciente usa uma prótese removível provisória.

  • Carga imediata – Implante unitário fixo + prótese imediata

O tratamento de Carga Imediata consiste na colocação de uma prótese provisória do dente, imediatamente ou alguns dias após a cirurgia de colocação dos implantes. Entre as vantagens desta técnica, pode-se destacar que ela possibilita a melhoria estética do sorriso logo após a cirurgia. Em contrapartida, nos implantes dentários convencionais, o paciente precisa esperar um período de médio a longo prazo para ver como ficará o resultado final. A Carga Imediata também promove uma redução do tempo de tratamento e evita o desconforto das próteses removíveis.
É importante dizer que não são todas as pessoas que estão aptas a fazer o Implante com Carga Imediata. A técnica exige uma condição óssea favorável e deve ser realizada com cautela em pacientes cardiopatas, hipertensos, diabéticos e fumantes.

  • Protocolo Branemark

Essa técnica, também conhecida como protocolo sobre implantes, restaura a capacidade mastigatória e melhora a estética do sorriso, por meio da colocação de uma prótese fixa sobre implantes em toda a arcada inferior, garantindo o conforto e a segurança necessária para o paciente.⠀

  • Implantes zigomáticos

Esta técnica da Implantodontia é usada em situações muito específicas, quando o paciente não tem tecido ósseo suficiente nem para a realização de enxertos com bom prognóstico. Em outras palavras, existem pacientes que possuem pouco osso e que o enxerto comumente realizado não é o indicado para dar segurança ao implante dentário, pelo risco de não obtermos o volume ósseo necessário. Nesses casos, fixamos o implante no osso zigomático, que fica na região das maçãs do rosto. Como se trata de uma cirurgia mais complexa e demorada, ela deve ser feita em bloco cirúrgico, com anestesia geral e com o acompanhamento de médicos anestesistas.

Apesar de ser uma técnica poucas vezes indicada, reservada para casos selecionados, ela apresenta como benefício a possibilidade de realizar o implante com Carga Imediata. Como os implantes são maiores, com maior superfície de contato e travamento, é possível colocar as próteses definitivas nos dias que se seguem da cirurgia – entre 7 a 10 dias após o procedimento – permitindo ao paciente restaurar o visual estético e a funcionalidade da mordida com mais rapidez.

Benefícios dos implantes

A principal vantagem de um implante dentário é a recuperação da estética, já que os implantes oferecem muita naturalidade ao sorriso, e funcionalidade da mastigação, promovendo mais conforto e segurança para o paciente.

Além disso, a instalação do implante permite uma a manutenção dos dentes vizinhos, que não necessitam de desgastes para a sua instalação, como no caso de uma prótese convencional.

Vale ressaltar ainda que os implantes são duradouros e a taxa de sucesso do procedimento é considerada extremamente alta, de 98%. Isso significa que a cada 100 pacientes que realizam o procedimento, apenas 2 apresentam problemas e, mesmo nesses casos, podemos tentar refazer o implante, buscando resultados eficazes.

This error message is only visible to WordPress admins
Error: There is no connected account for the user primeimplantodontia.